1
- DESENHO EDUCACIONAL E
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
As estruturas educacionais caminham em
direção ao compartilhamento virtual cada vez mais diversificado e abrangente, –
em diferentes modos de aplicabilidade e suas inúmeras variações -, diante da
crescente tendência colaborativa, centralizada no aluno e tendo o professor
como mediador, segundo Moran em Os Modelos Educacionais on-line e comunidades
de aprendizagem.
Caminhamos para ter
as cidades digitais, conectadas, o acesso podendo ser feito de qualquer lugar e
a qualquer hora e com equipamentos acessíveis. Quanto mais acesso, mais
necessidade de mediação, de pessoas que inspirem confiança e que sejam
competentes para ajudar os alunos a encontrar os melhores lugares, os melhores
autores e saber compreendê-los e incorporá-los à nossa realidade. Quanto mais
conectada a sociedade, mais importante é termos pessoas afetivas, acolhedoras,
que saibam mediar as diferenças, facilitar os caminhos, aproximar as pessoas.
A inovação tecnológica gera um impacto
sociocultural cujos efeitos impõem grandes desafios e demandam uma ampla
diversidade de questões e um bom tempo para serem superados, sobretudo no
âmbito da educação assim como nos processos de ensino-aprendizagem.
2
- EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO EAD
Coordenador
do curso: elabora o Projeto
Político Pedagógico e propõe o curso; negocia suas propostas com todos
os demais desenvolvedores do curso; gerencia a implantação e execução do curso,
de acordo com o PPP; define a
agenda e promove reuniões periódicas com toda a equipe; acompanha a elaboração
do material educacional junto ao designer instrucional e promove a interação
entre os componentes da equipe; seleciona os professores especialistas,
direciona o conteúdo, material didático e a condução das disciplinas; interage junto
as diversas esferas de atuação e seus mecanismos direcionais e organizacionais,
como: direção, design educacional (instrucional), administração do Moodle e coordenações
- pedagógica, tecnológica, tutorial a distância etc.m
O PPP contempla: objetivos gerais e específicos;
justificativas; ementa do curso acompanhada de bibliografia básica e
complementar; descrições do modelo pedagógico. O conjunto dos dados essenciais
estruturados no projeto formata a base do curso, a qual serão incorporadas contribuições
que irão especificar o projeto final como sendo o resultado global de acordo
com o trabalho coletivo da equipe multidisciplinar. Portanto, a preparação de um curso EAD envolve
múltiplas interfaces, uma série de possibilidades colaborativas em intervenções
seqüenciais que acontecem junto a desenvolvedores de diferentes áreas de
formação profissional.
A dinâmica da preparação de
um curso EAD e sua estratégias envolve uma visão abrangente e integradora, onde
a interação entre os diversos saberes demanda um grau de complexidade inerente ao
trabalho desenvolvido.
Para melhor visualizar o processo bem como auxiliar na aplicação de estratégias e na busca de novas soluções é relevante a adoção de mapas conceituais como mecanismo de integração e interação.
Para melhor visualizar o processo bem como auxiliar na aplicação de estratégias e na busca de novas soluções é relevante a adoção de mapas conceituais como mecanismo de integração e interação.
ARQUITETURAS
PEDAGÓGICAS E MEDIAÇÃO POR MEIO
DOS
MATERIAIS DIDÁTICOS
O meu trabalho é desenvolvido
junto a escola pública de ensino médio CEMSO/Brasília, no Projeto Potencial (síntese em Anexo) – preparatório de
projetos interdisciplinares dos alunos para a Exposição de Ciências, Tecnologia
e Cultura, - com contexto da ciência, saúde, postura socioambiental e
sustentabilidade como Tema Gerador (TG) e envolve aulas práticas, experimentos de laboratório, escolhas de Temas Foco e
professores mediadores, formação de grupos, testes de hipóteses e conclusões,
negociações e compartilhamento, regras
para participação, ítens de avaliação, divulgação.
O aluno dispõe de
oportunidades diversificadas no âmbito do projeto e do PPP, desenvolvendo: conteúdos curriculares integrados a
conhecimentos inter e multidisciplinares; etapas do método científico; atitude
investigativa; autonomia, auto-estima e senso crítico; contribuição dos
conhecimentos prévios e dos dons individuais, disciplina e criatividade;
consciência pessoal, coletiva e planetária.
Pretendo diversificar e
intensificar estratégias de sensibilização, motivação e autoaprendizagem como a
utilização de wiki, para que os
alunos construam páginas - contendo suas descobertas, imagens e demais conteúdos
referentes aos seus respectivos projetos -, a exposição de banners referentes aos projetos anteriores, com fotos dos alunos atuando
nos ambientes de trabalho e a seleção de vídeos
interessantes, inclusive para estimular a criação de alternativas e instigar a
produção de respostas diante da análise dos impactos positivos e negativos
relacionados aos temas de interesse.
Arquitetura pedagógica: O desenvolvimento do projeto no todo segue
a arquitetura de aprendizagem com base na exploração (investigação).
Mediação pedagógica: O projeto envolve fases seqüenciais e estrutura flexível diante de possíveis
modificações e ampliações visando melhorias na seleção e no tratamento do
material didático e afins.
Tratamento
com base no tema: O
trabalho pedagógico junto ao TG do projeto oferece múltiplas interfaces
integradoras e cognitivas que ampliam a apropriação e a apreensão do
conhecimento. O conteúdo recebe um tratamento significativo quando é envolvido
por: estratégias motivadoras de entrada
como experimentos, imagens, vídeos etc; estratégias
integradoras de desenvolvimento como o ambiente do contexto
interdisciplinar.
Tratamento
com base na aprendizagem:
A autoaprendizagem e a presença dos mediadores têm uma aplicabilidade crescente
no cotidiano, na era das inovações tecnológicas e das mudanças rápidas. Devemos
selecionar e explorar ferramentas que possibilitem a
EaD, Wikis etc.O Jogo pedagógico acompanha
o desenvolvimento do trabalho, no âmbito das regras das Fases Avaliativas de
Evolução (FAE) e da Postura Socioambiental (PSA), cujas formatações são
construídas coletivamente e aplicadas ao longo do projeto.
Tratamento
com base na forma: Procuro
atender as demandas gerais de programação visual e pretendo avançar neste
tópico também. O visual espacial e cromático, nos ambientes físico e virtual, possui
um grande potencial para cativar e envolver, tanto no tratamento expositivo-colaborativo
da apresentação do projeto aos alunos, como da parte dos alunos, no
desenvolvimento dos seus trabalhos e nas formas de divulgação dos seus projetos
no evento da exposição ao público.
Segue Anexo.
C E N
T R O D E E
N S I N O M É D I O S E T O R
O E S T E
--------------------------P R O J E T O P O T E N C I A L------------------ CONTEXTO DA CIÊNCIA, SAÚDE, POSTURA
SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
---------PREPARATÓRIO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES PARA
A EXPOCEMSO--------
E X P O C E M S
O 2 0 1 3
E X P O S I Ç Ã O D E C
I Ê N C I A, T E C N O L O G I A E C U
L T U R A
TEMA
GERADOR
ALUSIVO A
SEMANA
HISTÓRICA DE PROTESTOS NO BRASIL - SHPB
“DEMANDAS
SOCIAIS”
SEMANA
NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2013 - SNCT
“CIÊNCIA,
SAÚDE E ESPORTE”
2013 - INTERNATIONAL YEAR OF WATER COORPORATION
- UNESCO / ONU
“COOPERAÇÃO PELA ÁGUA E
SUSTENTABILIDADE”
EXPOCEMSO
2013 - BRASÍLIA DATA: 22 / 11 / 2013 - 6ª FEIRA
OBJETIVOS: Desenvolver e integrar conteúdos
curriculares, temas interdisciplinares e procedimentos práticos; aplicar o
método científico e a contextualização; viabilizar pesquisas, discussões e
ações na construção do senso crítico; estimular o desenvolvimento integral, a
autonomia positiva na busca de soluções criativas e a auto-estima; valorizar as
múltiplas diversidades, o potencial individual e a contribuição pessoal para o
bem coletivo, qualidade de vida e consciência planetária.
METODOLOGIA:
Trabalhos em grupos
com temas escolhidos pelos alunos, seguindo cronograma de desempenho nas fases
avaliativas de evolução (FAE) e na postura social e socioambiental (PSA) até a
EXPOCEMSO; alunos devem escolher Professores
Orientadores / mediadores para incentivarem o grupo; integrar aspectos
ou contextos do tema gerador; pesquisar conteúdos de todos os componentes
curriculares e relacionar com o tema foco; construir a parte prática; buscar
apoio técnico e interações com familiares, profissionais ou empresas.
AVALIAÇÃO:
Desempenho na FAE e
na PSA para a seleção do aluno e do projeto na Exposição / Feira; na EXPOCEMSO
os alunos concorrem à pontuação dos Professores
Avaliadores, em % que será repetida para todos os componentes
curriculares na nota do 4º bimestre, que envolvem os itens de avaliação – 1.apresentação,
2.conteúdo, 3.criatividade, 4.organização, 5.postura socioambiental AGRADECIMENTOS À COMUNIDADE
ESCOLAR / EXPOCEMSO 2013
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