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segunda-feira, 3 de março de 2014

EAD



1 - DESENHO  EDUCACIONAL  E  ELABORAÇÃO  DE  MATERIAL DIDÁTICO
As estruturas educacionais caminham em direção ao compartilhamento virtual cada vez mais diversificado e abrangente, – em diferentes modos de aplicabilidade e suas inúmeras variações -, diante da crescente tendência colaborativa, centralizada no aluno e tendo o professor como mediador, segundo Moran em Os Modelos Educacionais on-line e comunidades de aprendizagem.
Caminhamos para ter as cidades digitais, conectadas, o acesso podendo ser feito de qualquer lugar e a qualquer hora e com equipamentos acessíveis. Quanto mais acesso, mais necessidade de mediação, de pessoas que inspirem confiança e que sejam competentes para ajudar os alunos a encontrar os melhores lugares, os melhores autores e saber compreendê-los e incorporá-los à nossa realidade. Quanto mais conectada a sociedade, mais importante é termos pessoas afetivas, acolhedoras, que saibam mediar as diferenças, facilitar os caminhos, aproximar as pessoas.
A inovação tecnológica gera um impacto sociocultural cujos efeitos impõem grandes desafios e demandam uma ampla diversidade de questões e um bom tempo para serem superados, sobretudo no âmbito da educação assim como nos processos de ensino-aprendizagem.      

2 - EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO EAD
Coordenador do curso: elabora o Projeto Político Pedagógico e propõe o curso; negocia suas propostas com todos os demais desenvolvedores do curso; gerencia a implantação e execução do curso, de acordo com o PPP; define a agenda e promove reuniões periódicas com toda a equipe; acompanha a elaboração do material educacional junto ao designer instrucional e promove a interação entre os componentes da equipe; seleciona os professores especialistas, direciona o conteúdo, material didático e a condução das disciplinas; interage junto as diversas esferas de atuação e seus mecanismos direcionais e organizacionais, como: direção, design educacional (instrucional), administração do Moodle e coordenações - pedagógica, tecnológica, tutorial a distância etc.m
O PPP contempla: objetivos gerais e específicos; justificativas; ementa do curso acompanhada de bibliografia básica e complementar; descrições do modelo pedagógico. O conjunto dos dados essenciais estruturados no projeto formata a base do curso, a qual serão incorporadas contribuições que irão especificar o projeto final como sendo o resultado global de acordo com o trabalho coletivo da equipe multidisciplinar.  Portanto, a preparação de um curso EAD envolve múltiplas interfaces, uma série de possibilidades colaborativas em intervenções seqüenciais que acontecem junto a desenvolvedores de diferentes áreas de formação profissional.
A dinâmica da preparação de um curso EAD e sua estratégias envolve uma visão abrangente e integradora, onde a interação entre os diversos saberes demanda um grau de complexidade inerente ao trabalho desenvolvido.
Para melhor visualizar o processo bem como auxiliar na aplicação de estratégias e na busca de novas soluções é relevante a adoção de mapas conceituais como mecanismo de integração e interação.

                

ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS E MEDIAÇÃO POR MEIO
DOS MATERIAIS DIDÁTICOS

O meu trabalho é desenvolvido junto a escola pública de ensino médio CEMSO/Brasília, no Projeto Potencial (síntese em Anexo) – preparatório de projetos interdisciplinares dos alunos para a Exposição de Ciências, Tecnologia e Cultura, - com contexto da ciência, saúde, postura socioambiental e sustentabilidade como Tema Gerador (TG) e envolve aulas práticas, experimentos de laboratório, escolhas de Temas Foco e professores mediadores, formação de grupos, testes de hipóteses e conclusões, negociações e compartilhamento, regras para participação, ítens de avaliação, divulgação.
O aluno dispõe de oportunidades diversificadas no âmbito do projeto e do PPP, desenvolvendo: conteúdos curriculares integrados a conhecimentos inter e multidisciplinares; etapas do método científico; atitude investigativa; autonomia, auto-estima e senso crítico; contribuição dos conhecimentos prévios e dos dons individuais, disciplina e criatividade; consciência pessoal, coletiva e planetária.
Pretendo diversificar e intensificar estratégias de sensibilização, motivação e autoaprendizagem como a utilização de wiki, para que os alunos construam páginas - contendo suas descobertas, imagens e demais conteúdos referentes aos seus respectivos projetos -, a exposição de banners referentes aos projetos anteriores, com fotos dos alunos atuando nos ambientes de trabalho e a seleção de vídeos interessantes, inclusive para estimular a criação de alternativas e instigar a produção de respostas diante da análise dos impactos positivos e negativos relacionados aos temas de interesse.

                
                             https://www.youtube.com/watch?v=rzj7kuF_Hqc






Arquitetura pedagógica: O desenvolvimento do projeto no todo segue a arquitetura de aprendizagem com base na exploração (investigação).
Mediação pedagógica: O projeto envolve fases seqüenciais e estrutura flexível diante de possíveis modificações e ampliações visando melhorias na seleção e no tratamento do material didático e afins.

Tratamento com base no tema: O trabalho pedagógico junto ao TG do projeto oferece múltiplas interfaces integradoras e cognitivas que ampliam a apropriação e a apreensão do conhecimento. O conteúdo recebe um tratamento significativo quando é envolvido por: estratégias motivadoras de entrada como experimentos, imagens, vídeos etc; estratégias integradoras de desenvolvimento como o ambiente do contexto interdisciplinar.

Tratamento com base na aprendizagem: A autoaprendizagem e a presença dos mediadores têm uma aplicabilidade crescente no cotidiano, na era das inovações tecnológicas e das mudanças rápidas. Devemos selecionar e explorar ferramentas que possibilitem a EaD, Wikis etc.O Jogo pedagógico acompanha o desenvolvimento do trabalho, no âmbito das regras das Fases Avaliativas de Evolução (FAE) e da Postura Socioambiental (PSA), cujas formatações são construídas coletivamente e aplicadas ao longo do projeto.

Tratamento com base na forma: Procuro atender as demandas gerais de programação visual e pretendo avançar neste tópico também. O visual espacial e cromático, nos ambientes físico e virtual, possui um grande potencial para cativar e envolver, tanto no tratamento expositivo-colaborativo da apresentação do projeto aos alunos, como da parte dos alunos, no desenvolvimento dos seus trabalhos e nas formas de divulgação dos seus projetos no evento da exposição ao público.                            
   






                  
Segue Anexo.

                C E N T R O    D E   E N S I N O   M É D I O   S E T O R   O E S T E
--------------------------P R O J E T O  P O T E N C I A L------------------                                                    CONTEXTO DA CIÊNCIA, SAÚDE, POSTURA SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
---------PREPARATÓRIO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES PARA A EXPOCEMSO--------
 E X P O C E M S O  2 0 1 3
 E X P O S I Ç Ã O  D E  C I Ê N C I A,  T E C N O L O G I A  E  C U L T U R A
TEMA GERADOR
QUALIDADE DE VIDA E SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS
                                                                              ALUSIVO A
SEMANA HISTÓRICA DE PROTESTOS NO BRASIL - SHPB
“DEMANDAS SOCIAIS”
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2013 - SNCT
“CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE”
2013  -  INTERNATIONAL YEAR OF WATER COORPORATION -  UNESCO / ONU
“COOPERAÇÃO PELA ÁGUA E SUSTENTABILIDADE”
  EXPOCEMSO 2013 - BRASÍLIA                      DATA: 22 / 11 / 2013 - 6ª FEIRA
 OBJETIVOS: Desenvolver e integrar conteúdos curriculares, temas interdisciplinares e procedimentos práticos; aplicar o método científico e a contextualização; viabilizar pesquisas, discussões e ações na construção do senso crítico; estimular o desenvolvimento integral, a autonomia positiva na busca de soluções criativas e a auto-estima; valorizar as múltiplas diversidades, o potencial individual e a contribuição pessoal para o bem coletivo, qualidade de vida e consciência planetária.                                       
METODOLOGIA: Trabalhos em grupos com temas escolhidos pelos alunos, seguindo cronograma de desempenho nas fases avaliativas de evolução (FAE) e na postura social e socioambiental (PSA) até a EXPOCEMSO; alunos devem escolher Professores Orientadores / mediadores para incentivarem o grupo; integrar aspectos ou contextos do tema gerador; pesquisar conteúdos de todos os componentes curriculares e relacionar com o tema foco; construir a parte prática; buscar apoio técnico e interações com familiares, profissionais ou empresas.              
AVALIAÇÃO: Desempenho na FAE e na PSA para a seleção do aluno e do projeto na Exposição / Feira; na EXPOCEMSO os alunos concorrem à pontuação dos Professores Avaliadores, em % que será repetida para todos os componentes curriculares na nota do 4º bimestre, que envolvem os itens de avaliação – 1.apresentação, 2.conteúdo, 3.criatividade, 4.organização, 5.postura socioambiental                                                     AGRADECIMENTOS À COMUNIDADE ESCOLAR  /  EXPOCEMSO 2013

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