Teoria da Distância
Transacional e a Autonomia do Aprendiz de Michael Grahame Moore (ou Inrteração
pessoal a distância).
A separação entre alunos e
professores surge como um espaço psicológico e comunicacional denominado por
Moore como Distância Transacional e sua dimensão depende de três fatores: Diálogo, Estrutura e Autonomia do
aluno.
Na aplicação prática dessa teoria
da EaD, é relevante destacar a interatividade, suas características e seu
alcance no processo de ensino–aprendizagem, a interface deve ser agradável, que
incentive a participação do aluno e contemple as novas tecnolagias na otimização
do processo interativo. A diversificação
das mídias é um fator indispensável para estimular a interação e seus múltiplos
aspectos, a linguagem tutorial deve ser clara, acessível e amigável e as
características das páginas devem seguir um modelo conhecido da maioria dos
internautas.
Na EaD, extraordinários ganhos na
interatividade estão por vir, a exemplo da enorme aplicabilidade das novas
TICs, com as expectativas da distância física gerando novas modalidades de
aproximação, interação, implicações e aplicações.
Teoria da Distância
Transacional e a Autonomia do Aprendiz de Michael Grahame Moore (ou Inrteração
pessoal a distância).
A separação entre alunos e
professores surge como um espaço psicológico e comunicacional denominado por
Moore como Distância Transacional e sua dimensão depende de três fatores: Diálogo, Estrutura e Autonomia do
aluno.
Na aplicação prática dessa teoria
da EaD, é relevante destacar a interatividade, suas características e seu
alcance no processo de ensino–aprendizagem, a interface deve ser agradável, que
incentive a participação do aluno e contemple as novas tecnolagias na otimização
do processo interativo. A diversificação
das mídias é um fator indispensável para estimular a interação e seus múltiplos
aspectos, a linguagem tutorial deve ser clara, acessível e amigável e as
características das páginas devem seguir um modelo conhecido da maioria dos
internautas.
Na EaD, extraordinários ganhos na
interatividade estão por vir, a exemplo da enorme aplicabilidade das novas
TICs, com as expectativas da distância física gerando novas modalidades de
aproximação, interação, implicações e aplicações.
REFLEXÕES
SOBRE AVALIAÇÃO
Partindo da comparação entre
dois alunos que responderam à uma determinada questão em que um deles chegou a
um resultado incorreto, embora tenha desenvolvido os passos evolutivos de modo coerente rumo à
finalização, e o outro aluno, realizou uma série de etapas seqüenciais até encontrar a resposta certa.
Ocorreu-me em algumas
ocasiões, enquanto estudante, em que o professor considerou parte de uma
questão correta, no caso em que o encaminhamento da resposta estava correto enquanto
a finalização não havia apresentado o resultado esperado. Passagens como estas contribuem
para a formação construtiva do aluno, abrem caminhos para a sua própria auto-avaliação
positiva no sentido de estimular a autoconfiança e a disposição para melhorar.
Mostrando que pode ser capaz de superar os erros
a partir dos acertos efetuados até então, o aluno fica mais predisposto a
acertar cada vez mais. Como professor, sigo a mesma estratégica na condução da
avaliação - a continuidade da educação dialógica, a confiança mútua entre aluno
e professor, o bem-estar no ambiente de ensino- aprendizagem são ingredientes
facilitadores que contemplam as diferentes formas de apreensão dos saberes e promovem
uma avaliação reflexiva, enquanto valoriza os acertos.
TRATAMENTO
DOS ERROS NO ENSINO
As experiências impostas
pelos erros podem ser melhor aproveitadas quando forem exploradas com o
objetivo de orientar o aluno na direção correta. Compondo este contexto, os
acertos efetuados durante o percurso para encontrar a resposta cuja finalização
foi incorreta, devem receber avaliação positiva proporcional da pontuação total
daquela questão e serem considerados como ponto de partida no trabalho de redirecionamento
para melhorar os desempenhos futuros. Esta estratégia faz diferença na
predisposição do aprendente e seus avanços rumo ao ensino-aprendizagem.
AVALIAÇÃO
EM EaD COM USO DE MÉTODOS TRADICIONAIS
No texto A Avaliação em
Educação a Distância é inovadora? – Uma Reflexão
Alguns instrumentos usados
na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais
tradicionais (...) a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei
brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso (...)
A avaliação, antes de tudo,
deve representar uma tomada de decisões, não devendo servir apenas para apontar
o que está sendo avaliado, mas também para retroalimentar o processo de
planejamento para que as falhas possam ser consertadas ou pelo menos
minimizadas (...)
Os métodos tradicionais
permeiam a EaD como a avaliação presencial e a avaliação ao longo do curso
(contínua).
ALUNOS
A DISTÂNCIA E ENADE
Uma reportagem da Folha de
São Paulo de 10/09/2007 com o título Aluno
a distância vai melhor no Enade, destaca o potencial do ensino a distância,
ao mesmo tempo que contradiz uma boa dose de desconfiança que prevalece entre
os brasileiros em relação a EaD.
Já naquela época, na maioria
das áreas, os alunos que ingressavam em cursos superiores na modalidade a
distância apresentaram melhor desempenho no ENADE (exame do MEC que avalia o
ensino superior), que os que fizeram o mesmo curso no modo presencial.
No Brasil, o preconceito
ainda é grande mas vai aos poucos sendo rebatido pelos avanços em pesquisas,
tecnologias e em gestão de qualidade na EaD. Por outro lado, o aluno que chega
ao final do curso a distância desenvolve, sobre tudo, valores como autonomia
positiva, maturidade, disciplina e auto-gestão, atributos que valorizam tanto o
aluno quanto a modalidade de ensino escolhida por ele.
SISTEMÁTICA
DE AVALIAÇÃO
O Projeto de Avaliação da nossa escola (Centro de Ensino Médio Setor
Oeste – CEMSO/Brasília), desenvolvido e implementado com a participação e
consenso de todos através das reuniões de coordenação pedagógica e integrante
do Projeto Político Pedagógico da escola, é reavaliado continuamente, considerando
o Conselho Participativo com os alunos realizado a cada bimestre, a
participação do Grêmio Estudantil e demais interações geradas por todos os
segmentos da comunidade escolar.
A estrutura avaliativa do
CEMSO demanda comprometimento e envolvimento de todos com a diversidade de
questões da nossa sistemática de avaliação, formata o caminho rumo aos objetivos
e constrói coletivamente um processo pedagógico trabalhoso e ao mesmo tempo
gratificante.
De cerca de 300 estudantes
do 3º ano do ensino regular, 108 alunos foram aprovados na UnB, entre o PAS e o
vestibular, para ingresso no 1º semestre de 2013, proporção que vem aumentando
a cada ano. O CEMSO continua em 1º lugar no ENEM, entre as escolas públicas
tradicionais do DF, abaixo apenas dos colégios militares, - CMB e D.Pedro II -,
e do Profissionalizante, os quais fazem prova de seleção para ingresso, dentre
outras particularidades.
Compondo a nota bimestral, temos
provas realizadas em blocos, por disciplinas e por áreas, para as quais são
disponibilizados os cartões-resposta do tipo idêntico aos existentes nos
concursos; pontuação pela Postura Social; projetos interdisciplinares
diversificados; eventos socioculturais; simulados do PAS/ENEM; concurso de bolsas de Pré-PAS/ENEM e
Pré-vestibular por critério de pontuação. A cada semestre tem o remanejamento
dos alunos nas turmas por notas e desempenho geral, etc.
É
um projeto estruturado para orientar os gestores e os docentes em todas as
etapas do trabalho, indicando-lhes as necessidades, os objetivos, as ações e as
alternativas a serem seguidas para reajustar o processo. (SUZART, 2002).
PASSOS PARA ELABORAR
E IMPLANTAR A SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
MOBILIZAÇÃO E ENVOLVIMENTO DIAGNÓSTICO OBJETIVOS
PLANEJAMENTO ATIVIDADES
SISTEMÁTICAS DE AVALIAÇÃO
INFORMAÇÕES CONTÍNUAS AVALIAÇÃO DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
De acordo com Suzart, os
debates sobre os objetivos e resultados, as necessidades dos alunos e as
condições escolares no âmbito da comunidade escolar - observado o papel da
escola – conduzem à reflexão sobre as inter-relações estruturais do processo
sistemático avaliativo.
ESTRATÉGIAS
DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO ON-LINE
As estratégias de aprendizagem
e avaliação em ambientes virtuais potencializam a modalidade EaD, pelas características
que se traduzem em vantagens, de acordo com o ensino-aprendizagem mediado pela tecnologia
e a distância, proporcionando o “estar junto virtual” , de acordo com Valente (2000
apud SCHERER, 2009). Neste contexto, Scherer identifica três tipos de
participantes do ambiente virtual: Transeuntes
– Visitantes – Habitantes, em ordem crescente de interatividade, autonomia,
colaboração, comunicação efetiva, entendimento mútuo etc, que refletem as
diferentes maneiras de ser e de aprender, sendo que a partir de uma
autoavaliação, é possível desenvolver estratégias para otimizar o desempenho de
professores e aprendentes.
No meu caso, como aluna da Pós – EaD,
considero que tenho uma boa parte dos três tipos citados acima, apresentando
uma variabilidade na interação, de acordo com os diferentes momentos de atuação
no curso. Como em tudo na vida, acredito que posso sempre melhorar e assim
alcançar melhores resultados.
QUALIDADE
em EaD
Segundo o Portal do MEC, as referências
de qualidade seguem os tópicos interdependentes:
1.Integração
com políticas, diretrizes e padrões de qualidade definidos para o ensino
superior e para o curso específico, oferecendo referenciais teórico-práticos
para a aquisição de competências cognitivas, habilidades e atitudes e que tenha
certificação de igual valor que um diploma de curso superior presencial. Além
de seguir os padrões de qualidade, uma graduação a distância de qualidade deve
atender à legislação da modalidade, observar as orientações do Conselho
Nacional de Educação, paticipar das avaliações nacionais dos cursos superiores
etc
.
2.Desenho do projeto – planejamento/estratégias, disciplinas e conteúdos.
.
2.Desenho do projeto – planejamento/estratégias, disciplinas e conteúdos.
3.Equipe/multidiscplinar
- professores especialistas nas disciplinas. 4.Comunicação/Interatividade contínua e efetiva entre professor e
aluno. 5.Diversidade
de recursos/TICs – impresso, sonoro, visual, audiovisual e afins. 6.Infraestrutura
– recursos humanos, matérias, tecnologias, equipamentos e serviços básicos:
controle de material, pessoal/fiscais/apoios para provas presenciais, registro
dos resultados de avaliações etc.
7.Avaliação de qualidade contínua – de aprendizagem e institucional. 8.Estabelecimento de convênios e parcerias. 9.Expedir o edital sobre o curso de graduação a distância.
10.Custos de implementação e manutenção da graduação a distância.
7.Avaliação de qualidade contínua – de aprendizagem e institucional. 8.Estabelecimento de convênios e parcerias. 9.Expedir o edital sobre o curso de graduação a distância.
10.Custos de implementação e manutenção da graduação a distância.
No texto Os 14
princípios de Deming aplicados à
Escola, a expressão filosofia de
qualidade remete a sabedoria de
viver os princípios de qualidade no âmbito do cotidiano, tendo apoio e disposição
para melhorar resultados mediante a união de esforços e constância de
propósitos rumo a excelência do ensino. Neste contexto, o(a) diretor(a) da
escola é um(a) grande motivador(a), domina a arte de fazer acontecer a
qualidade na prática, toma a frente da sua gestão, aplicando com vigor, a
liderança necessária para conduzir as diretrizes mestras de uma direção virtuosa.
Mediar e conciliar diversidades, agregar anseios mútuos e realimentar
continuamente os ânimos individuais num ambiente acolhedor e envolvente, valorizar
os dons de cada um e suas contribuições pessoais para trilharem juntos o mesmo
caminho são ações de uma equipe gestora que conduz a integração e ao sentimento
de pertencimento na construção da rede escolar de qualidade.
AVALIAÇÂO
DA QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE EaD
As expectativas do cliente
são construídas no decorrer da busca, desde as informações da mídia, pesquisa
de mercado e demais etapas até chegar ao resultado esperado, e podem gerar uma
avaliação positiva ou não, dependendo do processo.
Eu avalio a qualidade da
prestação de um serviço em vários momentos, como confiabilidade
- pesquisa prévia para saber a opinião de pessoas conhecidas, atendimento
exemplar, foco nas necessidades específicas e no gosto do cliente, valor compatível etc, seguindo os critérios da
boa qualidade e preço acessível.
QUE
NOTAS SÂO ESTAS !?
Ao longo do tempo a educação
sofreu uma grande modificação como a relação do aluno e sua família com o
professor. Da década de 60 aos dias de hoje, a cobrança dos familiares que era
voltado para o aluno passou para o professor, de profissional respeitado como
autoridade e dono do saber, passou a segundo plano, por diversas questões e
contextos.
Vendo pelo lado da mudança
de paradigma da evolução educacional, o caminho abre-se para um professor
mediador, parceiro e consciente do seu papel diante das múltiplas inteligências
e suas complexas interações no ensino-aprendizagem.
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