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segunda-feira, 3 de março de 2014

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



Navegar na EAD     Autor 4
O navegador tem um objetivo definido que é o de chegar ao porto do seu destino. Para isso utiliza como instrumentos náuticos, os pontos de referência como o sol, a lua e as estrelas, monitoramentos via satélite e demais recursos e inovações tecnológicas disponíveis. Assim as máquinas são acionadas para seguirem o roteiro previamente definido, sem alteração.
O poeta navega por um mar infinito, desliza na imaginação, transpassa a imensidão do desejo, que, buscando a criatividade para construir o próprio caminho, segue a intuição e suas preferências com autonomia.
Navegar na EAD é um grande exercício na busca desafiadora por novas descobertas com o apoio das tecnologias da informação e comunicação e suas inovações. A linguagem digital potencializa a apropriação do conhecimento pela diversidade de aplicativos, dinâmicas ágeis e instantâneas ou possibilidades de interações simultâneas etc.
A linguagem digital disponibiliza mobilidade e atualização constantes por meio de possibilidades de acréscimos, modificações, questionamentos etc. Lévy (1993, p.108 apud BEAUCLAIR, 2007) registrou com propriedade o desfio da comunicação digital:
            inventar novas estruturas discursivas, descobrir as retóricas ainda      desconhecidas, do texto de geometria variável e da imagem animada, conceber ideografias nas quais as cores, o som e o movimento irão s associar para significar.
Através da construção coletiva do hipertexto, pela comunicação contextualizada por interfaces da multimídia, surge a ampliação da diversidade na criação, na atualização e no compartilhamento nas diversas áreas do conhecimento.
No ambiente mais realista criado pelos recursos interativos da hipermídia, onde a união de recursos de imagens, sons, desenhos e animações ampliam a interatividade e a formatação de documentos navegáveis não lineares. PONTUSCHKA (2006). Cada vez mais, aumentam as possibilidades integradoras entre o navegador consciente e o poeta criativo na construção do conhecimento coletivo, seguindo o caminho interativo num ambiente cooperativo e colaborativo.
       
Papéis do professor em EaD   Autor 5
A utilização das novas tecnologias provoca mudanças estruturais tanto na educação presencial quanto na EaD, no âmbito do planejamento, da avaliação e da prática pedagógica. Surge um novo paradigma educacional, facilitado pelo processo comunicativo da EaD e suas tecnologias onde o foco do ensino desloca-se do professor para o aluno, possibilitando uma estrutura organizacional e didática centrada  nos  elementos potenciais para uma nova educação viabilizada pela conectividade, como: mobilidade; abrangência; autonomia; diversificação atrativa e articulada de conteúdos, estratégias e materiais etc.
A palavra-chave do processo de ensino-aprendizagem em EaD e a interatividade, a qual formata um ambiente multifuncional de diálogo e de colaboração. O novo professor tem como foco a mediação – o educador mediador - participa das etapas  da organização do curso, com a meta de ajudar o aluno no processo de autogestão do conhecimento, ambos conectados ao ciberespaço cooperativo e colaborativo, independente do papel que assume na EaD – tutor, pesquizador, monitor etc.
O professor mediador deve cuidar da relação entre o aluno e o conhecimento, fazendo com que este escolha o próprio caminho para encontrar os objetivos; deve dominar os recursos tecnológicos e disponibilizar o equilíbrio e a praticidade para potencializar o ensino-aprendizagem; deve focar no contexto cognitivo, no incentivo e a na motivação do aluno.

Relatório
1)      Curso: Modalidade EaD Capacitação em Realidade Aumentada aplicada em AVA.
2)      Justificativa: O professor deve integrar-se na educação a distância e utilizar todo o potencial tecnológico desta modalidade para formatar uma nova forma relacional do ensino-aprendizagem, criando estratégias dinâmicas, interativas, críticas e construtivas. Educar é assumir uma faceta mais atuante, por meio de um contato dialógico no qual se modifica o paradigma da transmissão do conhecimento, (...) Paulo Freire (1992). 
3)      Público Alvo: Pessoas interessadas em desenvolver aplicações dos recursos da Realidade Aumentada para uso em EaD.
4)      Objetivos: Mostrar os conceitos da RA, aplicações com ênfase em Educação e ferramentas específicas que permitem a construção de aplicações educacionais para uso em EaD.
5)      Metodologia: Plataforma AVA, procedimentos a partir da interface de RA através da web com um marcador e objetos virtuais conectados ao mundo real, utilizando o software Flaras, recursos obtidos na internet e multimídia.
6)      Conteúdo: Mód. 1 – Conceito de RA e aplicações básicas; Mód. 2 -  Preparar exemplos lúdicos; Mód. 3 -  Interface de ferramentas disponíveis; Mód. 4 -  Funções, áreas de visualização e gráfico de cenas; Mód. 5 -  Como trabalhar com as ferramentas; Mód. 6 -  Habilitação da base, elementos animados e cenas.
7)      Avaliação: 50 % - Participação virtual  +  50 % - Prova Presencial  =  100 % - NF     
                   NF – Nota Final.                    

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