Navegar na EAD – Autor 4
O navegador tem um objetivo definido que é o de chegar ao
porto do seu destino. Para isso utiliza como instrumentos náuticos, os pontos
de referência como o sol, a lua e as estrelas, monitoramentos via satélite e
demais recursos e inovações tecnológicas disponíveis. Assim as máquinas são
acionadas para seguirem o roteiro previamente definido, sem alteração.
O poeta navega por um mar infinito, desliza na imaginação,
transpassa a imensidão do desejo, que, buscando a criatividade para construir o
próprio caminho, segue a intuição e suas preferências com autonomia.
Navegar na EAD é um grande exercício na busca desafiadora por
novas descobertas com o apoio das tecnologias da informação e comunicação e
suas inovações. A linguagem digital potencializa a apropriação do conhecimento
pela diversidade de aplicativos, dinâmicas ágeis e instantâneas ou possibilidades
de interações simultâneas etc.
A linguagem digital disponibiliza mobilidade e atualização
constantes por meio de possibilidades de acréscimos, modificações,
questionamentos etc. Lévy (1993, p.108 apud BEAUCLAIR, 2007) registrou com
propriedade o desfio da comunicação digital:
inventar novas estruturas
discursivas, descobrir as retóricas ainda desconhecidas, do texto de geometria
variável e da imagem animada, conceber ideografias nas quais as cores, o som e
o movimento irão s associar para significar.
Através da construção coletiva do hipertexto, pela
comunicação contextualizada por interfaces da multimídia, surge a ampliação da
diversidade na criação, na atualização e no compartilhamento nas diversas áreas
do conhecimento.
No ambiente mais realista criado pelos recursos interativos
da hipermídia, onde a união de recursos de imagens, sons, desenhos e animações
ampliam a interatividade e a formatação de documentos navegáveis não lineares.
PONTUSCHKA (2006). Cada vez mais, aumentam as possibilidades integradoras entre
o navegador consciente e o poeta criativo na construção do conhecimento
coletivo, seguindo o caminho interativo num ambiente cooperativo e
colaborativo.
Papéis do professor em
EaD – Autor 5
A utilização das novas tecnologias provoca mudanças
estruturais tanto na educação presencial quanto na EaD, no âmbito do
planejamento, da avaliação e da prática pedagógica. Surge um novo paradigma
educacional, facilitado pelo processo comunicativo da EaD e suas tecnologias
onde o foco do ensino desloca-se do professor para o aluno, possibilitando uma
estrutura organizacional e didática centrada
nos elementos potenciais para uma
nova educação viabilizada pela conectividade, como: mobilidade; abrangência; autonomia;
diversificação atrativa e articulada de conteúdos, estratégias e materiais etc.
A palavra-chave do processo de ensino-aprendizagem em EaD e a
interatividade, a qual formata um
ambiente multifuncional de diálogo e de colaboração. O novo professor tem como
foco a mediação – o educador mediador - participa das etapas da organização do curso, com a meta de ajudar
o aluno no processo de autogestão do conhecimento, ambos conectados ao
ciberespaço cooperativo e colaborativo, independente do papel que assume na EaD
– tutor, pesquizador, monitor etc.
O professor mediador deve cuidar da relação entre o aluno e o
conhecimento, fazendo com que este escolha o próprio caminho para encontrar os
objetivos; deve dominar os recursos tecnológicos e disponibilizar o equilíbrio
e a praticidade para potencializar o ensino-aprendizagem; deve focar no
contexto cognitivo, no incentivo e a na motivação do aluno.
Relatório
1)
Curso: Modalidade EaD Capacitação em
Realidade Aumentada aplicada em AVA.
2)
Justificativa: O professor deve integrar-se na
educação a distância e utilizar todo o potencial tecnológico desta modalidade para
formatar uma nova forma relacional do ensino-aprendizagem, criando estratégias dinâmicas,
interativas, críticas e construtivas. Educar é assumir uma faceta mais atuante,
por meio de um contato dialógico no qual se modifica o paradigma da transmissão
do conhecimento, (...) Paulo Freire (1992).
3)
Público Alvo: Pessoas interessadas em desenvolver
aplicações dos recursos da Realidade Aumentada para uso em EaD.
4)
Objetivos: Mostrar os conceitos da RA,
aplicações com ênfase em Educação e ferramentas específicas que permitem a
construção de aplicações educacionais para uso em EaD.
5)
Metodologia: Plataforma AVA, procedimentos a partir
da interface de RA através da web com um marcador e objetos virtuais conectados
ao mundo real, utilizando o software Flaras, recursos obtidos na internet e multimídia.
6)
Conteúdo: Mód. 1 – Conceito de RA e aplicações básicas; Mód. 2 - Preparar exemplos lúdicos; Mód. 3 -
Interface de ferramentas disponíveis; Mód. 4 - Funções, áreas de
visualização e gráfico de cenas; Mód. 5
- Como trabalhar com as ferramentas; Mód.
6 - Habilitação da base, elementos animados e
cenas.
7)
Avaliação: 50 % - Participação virtual + 50 %
- Prova Presencial = 100 % - NF
NF – Nota Final.
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